CAMISETA INVEL® ACTIIVE SHIRT

COADJUVANTE EFICAZ NO ALÍVIO DA DOR LOMBAR CRÔNICA

A INVEL® tem uma linha completa de produtos desenvolvidos especificamente para alívio da dor lombar crônica.  O uso da Camiseta Invel por 8 horas diárias durante duas semanas reduz em média 45% a Dor Lombar Crônica. As Camisetas Invel® Actiive Shirt tem eficácia e segurança reconhecidas pela ANVISA e Ministério da Saúde (reg. 80104760005). Conheça cada produto, seus benefícios e diferenciais. Surpreenda-se com o que você vai descobrir.

camiseta-sport

btn-comprar-white

CAMISETA-OTI

btn-comprar-white

oti-feminina

btn-comprar-white

btn-comprar-white

Como funciona

Assista o vídeo e veja como a tecnologia Biocerâmica® MIG3® age no seu corpo

Assistir

Características

O tratamento funciona através da tecnologia exclusiva MIG3®, composto mineral com o efeito terapêutico do infravermelho longo, que em contato com a pele melhora a circulação sanguínea, promove o calor, auxiliando na remoção de substâncias pró-inflamatórias que provocam sensações dolorosas, e no aumento do suprimento de oxigênio e de nutrientes para o local.

COMPOSIÇÃO DO PRODUTO:
A camiseta é confeccionada com tecido composto por Poliamida 90%, Elastano 10% e aditivos de acabamento.

INDICAÇÃO DE USO:
A Invel® Actiive Shirt atua como coadjuvante no tratamento da dor lombar.

AÇÃO DA BIOCERÂMICA® MIG3®:
A Invel® Actiive Shirt é confeccionada com Tecido de Biocerâmica® MIG3® Invel®, tem propriedades térmicas e de bioestimulação. Este tecido tem proteção contra os raios UV solares, FPU=21,08. A Invel® Actiive Shirt tem a capacidade de absorver calor e irradiá-lo na forma de ondas de Infravermelho longo com comprimento na faixa de 3,0 a 14,8 µm e 0,84 de emissividade, proporcionando o aumento da temperatura local.
O calor superficial promovido pelo Tecido da Invel® Actiive Shirt é resultado de um efeito fotoquímico. Ocorre devido ao aumento da perfusão tecidual promovida pelo calor, auxílio na remoção de substâncias que causam dor e o aumento do suprimento de oxigênio para o local. A utilização do produto não leva à cura da enfermidade, mas é um recurso auxiliar no tratamento da dor lombar. O calor promovido pela radiação infravermelha longa atenua os sintomas dolorosos preparando a região acometida para a aplicação de outras terapias tradicionais.

INSTRUÇÕES DE USO:
A Invel® Actiive Shirt pode ser usada diariamente em casa, no trabalho, durante a prática de exercícios físicos e até mesmo dormindo.

CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO:
A Invel® Actiive Shirt deve ser armazenada em temperatura ambiente, local seco, limpo e protegido da umidade excessiva e da ação de agentes químicos.

CONDIÇÕES DE MANIPULAÇÃO:
Deve-se evitar o contato da Invel® Actiive Shirt com objetos pontiagudos, cortantes e superfícies ásperas, sob o risco de danificar permanentemente o produto.

ADVERTÊNCIAS:
Deve-se ter cuidados especiais com o uso da Invel® Actiive Shirt em áreas cruentas (feridas). Estas áreas devem ser previamente protegidas, evitando o contato direto da camiseta com a ferida.

Pessoas com história de hipersensibilidade aos componentes do produto devem evitar o uso ou contato.
O uso desse produto não foi avaliado em pacientes com lesão cutânea na região lombar, em pacientes com síndrome fibromiálgica e em pacientes submetidos a tratamentos cirúrgicos na região da coluna vertebral lombar.
Estudo clínico de compatibilidade cutânea demonstrou ausência de processos irritativos locais.
Mulheres grávidas; lactantes; pessoas que sofrem de problemas circulatórios e dermatológicos na região de aplicação do produto devem consultar o médico antes do seu uso.
Pessoas com histórico de alergia aos componentes do produto devem evitar seu uso ou contato.
Prurido ou coceira são efeitos adversos que podem ser observados com o uso deste produto. Nestes casos o uso deve ser descontinuado.
Este produto é resistente até 100 lavagens.

CONTRAINDICAÇÕES:
Este produto é contraindicado para pessoas com histórico de alergia a poliamida, elastano e Biocerâmica®.

EFEITOS ADVERSOS:
Poderão ocorrer com a utilização deste produto reações ocasionais como prurido (leve a moderado), pinicação leve, ardência local leve. O produto deve ser descontinuado se estes eventos e sintomas persistirem ou a critério médico.

LIMPEZA E CONSERVAÇÃO:
A Invel® Actiive Shirt deve ser lavada somente com água fria e sabão neutro sem utilizar alvejante ou removedor de manchas, não deve ser passada a ferro ou limpa a seco.

PRAZO DE VALIDADE:
Indeterminado (24 meses à partir do início de uso do produto). A Invel® considera como início da utilização, a data da nota fiscal de venda do produto.

REGISTRO ANVISA/MS Nº: 80104760005

(*) ESTUDO DUPLO CEGO RANDOMIZADO COM 70 PACIENTES USANDO A CAMISETA COM TECNOLOGIA MIG3® DURANTE 14 DIAS POR 8 HORAS DIARIAS, COMPROVOU A REDUÇÃO DE 44% DA DOR LOMBAR - ESTUDO CLÍNICO REALIZADO PELO GRUPO DE DOR DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP. 2010.

Estudo científico – Camiseta Invel® Actiive Shirt

ESTUDO CONTROLADO, DUPLO-CEGO E RANDOMIZADO DE AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA E SEGURANÇA DA INVEL® ACTIIVE SHIRT COM TECNOLOGIA INVEL®.

Manoel Jacobsen Teixeira1, Joaci O. Araújo1, Helena Hideko Seguchi Kaziyama1, Daniel C. Andrade1, Carina Mamy Nishimura1, Mônica Lourdes de Andrade Lima1, Cicília Y. Wada2, Roberta Pessoa Simões3, Sabrina Telles Mathias Pupo3, Marcos Leal Brioschi4

1Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP; 2 Statpharm Assessoria Científica; 3 Invel; 4InfraRedMed – Diagnóstico por Infravermelho

Introdução

As dores lombares (ou lombalgias), em especial, atingem níveis epidêmicos na população mundial. Estima-se que 70-85% das pessoas terão dores lombares em algum momento da vida.

Por ser a lombalgia crônica muitas vezes incapacitante e é necessário a busca por novos procedimentos que apresentem baixo risco de utilização e promovam aumento da qualidade de vida dos pacientes. A fototerapia com infravermelho-longo tem sido avaliada em alguns estudos clínicos que evidenciaram diminuição e desaparecimento da dor em pacientes com algias na coluna(1;2). E a camiseta Invel® Actiive Shirt pode ser utilizada como uma ferramenta terapêutica coadjuvante não invasiva e prática que poderia ser incorporada em orientações para aqueles que sofrem de algias ao longo da coluna vertebral.

Objetivo

– Avaliar a eficácia da camiseta, Invel® Actiive Shirt na dor lombar, especialmente a dor muscular.

Objetivo secundário:

– Avaliar a segurança no uso do produto.

Metodologia

Realizado estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, unicêntrico nacional, incluindo uma amostra de 70 voluntários com história de lombalgias crônicas com pelo menos 3 meses de evolução na data de inclusão.

Produto investigacional:

Invel® Actiive Shirt.

Metodologia:

Os voluntários foram aleatorizados em dois grupos . Um dos grupos utilizou a camiseta Invel® Actiive Shirt (grupo A) e o outro utilizou camiseta sem a tecnologia Invel® (grupo B) Os voluntários foram tratados por 14 dias e avaliados nos tempos 0, 7 e 14 dias.

Forma de avaliação:

(a) IGM: Avaliado a impressão global de melhora da dor;
(b) A segurança do produto foi mensurada pela proporção de pacientes que não apresentaram eventos adversos, sérios ou não, relacionados ao uso do produto.
(c) Termografia: Avaliar a perfusão sanguínea superficial.

Resultados

Foram incluídos 70 voluntários de ambos os sexos (77,75% mulheres) média de idade 48,38 anos. Os voluntários foram alocados aleatoriamente, mas o estudo foi concluído com 29 voluntários que utilizaram a camiseta Invel® Actiive Shirt e 25 a camiseta sem tecnologia Invel®.

camiseta Invel

Melhora da dor:

Quanto a impressão global de melhora, na visita 3, houve diferença estatisticamente significante entre os dois (A e B) grupos (p=0,0362).
Os resultados obtidos foram “melhorou muito” (A:24,14% vs B:4%) e “melhorou moderadamente” (A:44,83% vs B:28%).

Termografia:

A área branca na imagem representa a região lombar acometida e a área vermelha representa a área de aumento da perfusão sanguínea.
O tamanho da diminuição de área branca foi comparada entre as visitas V1 e V3 nos dois grupos de tratamento A e B. Observamos que a melhora do padrão termográfico do grupo A foi 24% vs 11% do grupo controle, grupo B. representa a área de aumento da perfusão sanguínea.

termografia invel

Segurança:

Nenhum evento clinicamente significante foi verificado na população estudada.

Conclusão

O calor superficial promovido pelo Tecido da Invel® Actiive Shirt é resultado de um efeito fotoquímico. Ocorre devido ao aumento da perfusão tecidual promovida pelo calor, auxílio na remoção de substâncias que causam dor e o aumento do suprimento de oxigênio para o local. A utilização do produto não leva à cura da enfermidade, mas é um recurso auxiliar no tratamento da dor lombar. O calor promovido pela radiação infravermelha longa atenua os sintomas dolorosos preparando a região acometida para a aplicação de outras terapias tradicionais.

A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reconheceu a eficácia e a segurança deste produto e deferiu em 18/01/2011 o registro ANVISA/MS N°80104760005

Referência

1. RAMOS, P. E.; ABE, G. C.; OLIVEIRA, A. S. B. Eficiência do tecido impregnado com Biocerâmica® em algias da coluna vertebral.
São Paulo, 2006 (Universidade Federal de São Paulo).
2. MACHADO, D. P.; RODRIGUES, A. Verificar a eficiência do tecido impregnado com Biocerâmica® Invel® aplicado às algias ao longo da coluna vertebral. Universidade de Campinas. Hospital das Clínicas. Ambulatório de Coluna. 2005.

Agradecimento

Esta pesquisa foi patrocinada e monitorada pela INVEL® (GOEN3 Indústria e Comércio de Artigos para a Saúde Ltda). Pesquisa desenvolvida pelo IITP® (Instituto Invel de Tecnologia e Pesquisa).

ALIADOS DO TRATAMENTO DA DOR LOMBAR

O uso dos produtos Invel para alívio da dor, aliado a essas dicas potencializam o tratamento para redução da dor lombar crônica

YOGA

Yoga - Camiseta Invel - Alívio da dor - Ioga

Em um estudo realizado por pesquisadores da Boston University School of Medicine (BUSM) e Boston Medical Center (BMC), descobriram que fazer aulas de yoga uma vez por semana ameniza a dor na coluna lombar – a chamada lombalgia. Os resultados foram os mesmos para quem pratica uma ou duas vezes por semana.  Ao final das 12 semanas,foi constatada melhora significativa da dor. E mais: a habilidade em realizar as atividades rotineiras também melhorou.

O estudo foi publicado no periódico Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine no dia 2 de julho.

PILATES

Pilates - Camiseta Invel - Alívio da dor

Pilates surge como uma forma de manter o corpo ativo, realizando uma atividade física regular, proporcionando bem-estar geral ao indivíduo, melhorando a força, a flexibilidade, a postura e o controle motor.

A importância do Pilates no tratamento das lombalgias se dá pelo fortalecimento do músculo transverso do abdômen (foco de atuação do Método), que tem a função de estabilização da coluna vertebral, tendo em vista que os quadros de lombalgia podem ter relação com fraqueza abdominal, comprometendo a funcionalidade e a qualidade de vida do indivíduo, podendo contribuir para a diminuição da dor. É importante que todo praticante de Pilates seja acompanhando por profissionais especializado

 

Na crise aguda de lombalgia, o exercício está totalmente contraindicado. Deve-se fazer repouso absoluto, deitado na cama. Uma alternativa é deitar de lado em posição fetal (com as pernas encolhidas). Não estão indicados na fase aguda: tração, manipulação, RPG, cinesioterapia, alongamento e massagem. (fonte: minhavida)