13 maio 2016

Maneiras de Combater a Dor Lombar

A dor lombar, em especial, atinge níveis epidêmicos na população mundial. Estima-se que 70-85% das pessoas terão dores lombares em algum momento da vida. Para muitos, o dano é causado por atividades que requerem muito esforço, como jardinagem ou levantar muito peso. Outros simplesmente ao se abaixar e pegar um lápis no chão pode sentir as costas sofrendo uma terrível dor.

Mary Ann Wilmarth, DPT, porta-voz da American Physical Therapy Association e chefe da Fisioterapia na Harvard University, diz que é fundamental que as pessoas tratem imediatamente qualquer dor que sentir nas costas. “Intervenções antecipadas podem ajudar a prevenir problemas crônicos de se desenvolver e certamente evitar a necessidade de medicações e cirurgias”diz Wilmarth.

Aqui você pode conferir algumas dicas para aliviar a dor lombar:

Limite o descanso

Estudos comprovam que pessoas com dor lombar que costumam descansar sentem mais dor e tem dificuldades com as tarefas diárias, diferente daquelas pessoas que se mantém ativas. Pacientes devem evitar mais de três dias de descanso, diz Mike Flippin, MD e cirurgião ortopédico especializado em cuidados lombar em San Diego Medical Center. “Eu encorajo meus pacientes a se mover o mais rápido possível.”

Continue se exercitando

Atividades costumam ser a melhor medicina para a dor lombar. Exercícios simples como caminhar pode ser um ótimo aliado,” diz Wilmarth. “Faz com que as pessoas saiam da postura de estar sentado e faz com que o corpo fique em posição ereta e neutra.

camiseta_invel_300x300Mantenha a postura correta

A dor pode ter começado após um longo esforço na academia, mas a tensão que a causou pode ter sido desenvolvida durante anos. Wilmarth diz que a maioria das pessoas tem uma postura errada no decorrer de suas atividades diárias, colocando assim tensão desnecessária na lombar. “Pequenas coisas que se acumulam” Wilmarth menciona. “Você pode aumentar a pressão na lombar 50% só por se dobrar sobre a pia de maneira incorreta ao escovar os dentes. Manter a curvatura da coluna pode reduzir a pressão dos nervos e reduzir a dor lombar.

Visite um especialista

Planejamento de exercícios individual e em desenvolvimento constante é essencial para combater a dor lombar crônica, diz D. Scott Davis, professor terapeuta e associado na West Virginia University. “Não existe uma aspirina mágica que diminua a dor nas costas de todos” Davis relata. “Alguns pacientes necessitam mais de fortalecimento do núcleo enquanto outros se beneficiam melhor com alongamentos e melhora de flexibilidade. Procure um fisioterapeuta, fisiologista ou quiropraxista especialista em cuidado das costas. Com certeza ele saberá qual o plano de exercícios ideal para você.

Fortaleça seu centro de equilíbrio

Maior parte das pessoas com dor lombar crônica poderia se beneficiar de músculos abdominais fortalecidos. “O torso é a combinação de diversos grupos de músculos trabalhando em conjunto”Frank B. Wyatt, EdD, professor de fisiologia do exercício na Missouri Western State University diz à WebMD em um e-mail. “Se o abdômen está fraco, outras áreas podem ser prejudicadas. Quando nós fortalecemos o abdômen, isso gradativamente reduz a pressão na lombar.

Desenvolva a flexibilidade

Muita tensão ou estancamento pode causar dor nas costas. “Nosso objetivo ao aumentar a flexibilidade é colocar uma carga igual dos pés a cabeça” Davis diz. “Um bom exercício é se sentar na beirada da cama com uma perna estendida e a outra em contato com o chão. Assim se esticando para frente enquanto mantém a coluna em uma posição neutra.

Aplique gelo ou calor

Almofadas aquecidas ou compressas frias podem confortar locais tensionados. Muitos doutores recomendam o uso de gelo pelas 48 horas após o ferimento, particularmente se houver inchaço, e só então trocar para o aquecimento. Porém “É difícil dizer se gelado ou quente é mais benéfico” Flipping comenta. “Eu recomendo que os pacientes utilizem o que eles acharem mais confortável contanto que a pele esteja protegida.”

Durma da maneira correta

A quantidade de descanso que você tem é muito importante, tanto quanto a posição que você repousa. “Dormir em uma posição desconfortável ou em um colchão sem apoio pode causar dor nas costas”, Wilmarth destaca. Algumas dicas:

  • Para quem dorme com as costas no colchão é recomendando colocar uma almofada em baixo dos joelhos.
  • Já quem costuma dormir de lado, é ideal colocar uma almofada entre os joelhos fazendo assim a coluna se manter em uma posição neutra.
  • E não se esqueça, dormir de barriga para o colchão fará com que você vire o pescoço e a cabeça, o que pode resultar em um grande esforço da lombar e assim trazer problemas.

Pare de fumar

Fumar com certeza não danifica somente o seus pulmões como também afeta as costas. Um estudo recentemente publicado no American Journal of Medicine relata que fumantes ou até quem já parou de fumar estão mais suscetíveis a ter dores lombares se comparados com pessoas que nunca fumaram.

Terapia da conversa

Dor nas costas é visto frequentemente com problemas como depressão e ansiedade, relata Alex Moroz, MD, professor associado na medicina de reabilitação na NYU Langone Medical Center.

“Seu estado emocional afeta sua percepção de dor”, diz Moron. Terapia pode ser uma parte útil da reabilitação.

Tente técnicas de relaxamento

Pesquisadores relatam que a pratica de atividades que colocam a mente em descanso, como meditação, respiração profunda, tai chi e yoga, podem fazer maravilhas para as costas. “Se você puder induzir uma resposta relaxante, isso será um auxiliar na redução do nível de dor”, Moron finaliza.

Fonte: http://www.webmd.com/back-pain/america-asks-13/12-back-pain-tips?page=1