Circulação sanguínea, atividade Física e alimentação ajudam na melhora!

circulação sanguínea, como o exercício físico pode ajudar?

Circulação sanguínea: O exercício físico pode se usado como método preventivo de doenças crônicas, como a má circulação. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, 35% da população brasileira tem algum grau de doença vascular. Desse total, o número de casos é maior entre as mulheres. A cada três que apresentam o problema, há apenas um homem com a doença. Um dos problemas mais aparentes da má circulação são as varizes. As varizes mais comuns são aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele. Além de prejuízos estéticos, podem causar dor, desconforto e inchaço.

Os benefícios que a atividade física traz por intermédio dos movimentos são diversos. Logo o principal deles é justamente, a melhora da circulação sanguínea e retorno venoso.

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Segundo o especialista em medicina esportiva e fisiologia do exercício, Dr. Benjamim Apter, coordenador da rede de franquias B-Active, “a prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue com a finalidade de levar oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. Assim como o sangue chega, ele precisa voltar ao coração para ser bombeado novamente. Quando ocorre um obstáculo nas vias circulatórias, o organismo cria vias alternativas para tentar manter este fluxo, assim surgem novas artérias e veias. A atividade constante e monitorada, ajuda no tratamento e previne o surgimento de varizes”, pondera o médico.

Todos os tipos de exercícios físicos trazem benefícios, porém, e ao contrário do que as pessoas pensam, os exercícios de resistência muscular favorecem o tratamento por forçar a passagem de sangue através dos vasos por um período curto seguido de um período de relaxamento. É o que acontece na musculação, porém, deve ser realizada em centros especializados.

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Outro ótimo método de garantir a boa circulação do sangue é a alimentação correta, com alimentos saudáveis. Confira alguns e evite celulites, varizes, colesterol alto, fadiga, dor nas pernas e muito mais.

Primeiramente, algumas dicas!

Desde já evite consumir muitas gorduras saturadas e trans, Afinal elas irão se depositar em forma de placas nas suas artérias e veias, dificultando a passagem do sangue. Se esse quadro se agravar, pode até levar a morte.

Faça exames para saber se está tudo correto com a sua circulação, principalmente se já existem casos deste tipo em sua família, que podem influenciar.

Evitar o sedentarismo também ajuda na circulação sanguínea. Portanto, “adote” um esporte ou atividade como hobby e se comprometa a fazer pelo menos duas vezes na semana.

E claro, beba água! Parece uma dica banal, mas beber vários copos de água por dia é imprescindível para o bom funcionamento do seu corpo, não só da sua circulação.

Frutas: Acerola, laranja, goiaba, morango, amora, limão, banana e abacaxi. Estas são as principais frutas que auxiliam de alguma forma os seus vasos sanguíneos, fortalecendo-os, principalmente.

Peixes: peixes de águas salgadas são os melalimentos que melhoram a circulação sanguíneahores, pois são ricos em ômega 3, extremamente importante para o organismo.

Verduras e legumes: todas as verduras e os legumes são recomendados, assim escolha o que mais lhe agradar.

Soja: É bastante recomendada, afinal é uma boa alternativa para aqueles que não podem ingerir certos tipos de alimentos.

Grãos e cereais: Devem ser ingeridos, aposte em grãos integrais.

Fonte: Esporte Nordeste

Fonte: RC

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