Estudo científico dos efeitos dos tecidos incorporados com Biocerâmica® MIG3®, na geração do gasotransmissor NO.

Avaliação do efeito dos tecidos incorporados com Biocerâmica® MIG3® Invel®, na geração do gasotransmissor NO.

Beny Schmidt 1, Tatiana Mesquita e Silva1, Cicília Yuko Wada2,Roberta P. Simões2, Carina Mamy Nishimura3, Sabrina Telles Mathias Pupo3, Foued Salmen Espíndola4

1 UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – Setor de Investigação de Doenças Neuromusculares; 2 Statpharm Assessoria Científica ; 3 Invel; 4 Probiotec

Introdução

O início de estudos com o óxido de nitrogênio iniciou-se na década de 80. Nesta época a descoberta do oxido nítrico (NO) como mensageiro molecular para vários sistemas do organismo de mamíferos revolucionou as pesquisas acerca da extensão de sua atividade biológica. Esta pequena molécula gasosa e simples, o NO, demonstrava intenso papel na manutenção inicial da vida, o controle da circulação plaquetária.

IGNARRO et al., 1987, também pesquisava as funções do NO. Em seu estudo ganhador do prêmio Nobel, descobriu como o NO, o fator de relaxamento derivado do endotélio (EDRF) liberado por células endoteliais da artéria aorta, reagiam com a hemoglobina para formar a nitro hemoglobina.

FURCHGOTT pesquisou o fator vasodilatador associado ao endotélio (EDRF), concluindo anos mais tarde ser o NO o responsável por sua atividade biológica, pesquisa esta que rendeu-lhe o Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina.

Os efeitos vasodilatadores, eliciados pelo NO, são próprios de sua interação com a enzima solúvel guanilato ciclase (sGC). A guanilato ciclase é uma hemeproteína que catalisa a conversão de guanosina trifosfato (GTP) para o segundo mensageiro guanosina monofosfato cíclico (cGMP) e, é a ação desse composto que direciona o relaxamento do músculo liso.

Objetivo

Primários: Avaliar a capacidade dos tecidos contendo a Biocerâmica® MIG3® Invel® em produzir ou não o gasotransmissor NO por meio da quantificação de nitritos na saliva no grupo BioC, comparativamente ao grupo C.

Secundários: Embasado em publicações indexadas, discorrer sobre a ação do gasotransmissor NO no organismo humano, seus benefícios e a utilização na terapêutica.

Metodologia

Desenho do Estudo:

Estudo aberto, aleatório, cruzado, com dois tratamentos, dois períodos (2 seqüências), com intervalo de 7 dias entre os perídos, no qual os sujeitos da pesquisa receberam, em cada período o tratamento BioC e C. Foram incluídos 30 voluntários sadios do sexo masculino com idade entre 21 e 40 anos e com variação de peso de ± 15% considerando-se o IMC entre 19 e 25 Kg/m2. Foi exigido, que o voluntário apresentasse VO2max acima de 30mL.kg.min.

Produtos investigacionais:

Grupo BioC – Invel® Actiive Shirt e Invel® Actiive Shorts.
Grupo C – Camiseta de algodão “Hering®” e Bermuda 100% Polyéster.

Tempo de Coleta das Amostras:

tabela-no

A coleta da saliva: A coleta foi realizada utilizando-se coletor “Salivette®”:

Dosagem de Óxido Nítrico Salivar: As concentrações de nitritos na saliva foram mensuradas pelo método colorimétrico de Griess (TSIKAS, 2005) e foi calculada a partir de cálculos de regressão linear, baseado nos valores obtidos da curva padrão de nitrito (NaNO2) com concentrações crescentes que variaram de 0,003 à 0,4 μM, onde 50 μL de saliva foram processadas e incubadas em 50 μL do reagente de Griess. As leituras foram feitas em espectrofotômetro a 570nm.

Resultados

Verificou-se superioridade significante de NO basal de BioC em relação a C. As estimativas foram: BioC: (71,65 ±5,77) e C: (47,76± 5,77). Verificou-se inferioridade de NO basal do período 1 em relação ao período 2. As estimativas foram para P1: (51 ±5,77) e P2: (68,42± 5,77). As médias de NO basal da seqüência 1 e 2 não foram significantes. Isto indica que a aleatorização dos sujeitos de pesquisa às seqüências S1 (58,53 ±8,66) e S2 (60,88± 8,66) foram realizadas de forma adequada.

Resultados NO

Tabela 1. Estimativas (lsm) e erro-padrão, valor P e IC(95%) da diferença das médias do tratamentos em T0.

Captura de Tela 2015-07-03 às 12.59.35Captura de Tela 2015-07-03 às 12.59.45

Conclusão

Os tecidos de Biocerâmica® MIG3® Invel® têm a capacidade de promover a geração do gasotransmissor NO e são tecidos seguros e eficazes. Assim sendo, as indicações para os produtos confeccionados com estes tecidos são: Tratamentos coadjuvantes na manutenção do fluxo sanguíneo, na vasodilatação periférica e regule da microcirculação local. Todos estes efeitos e os respectivos mecanismos de ação já foram bem descritos pelos autores e ganhadores dos prêmios Nobel, Furchgott, 1999 e Ignarro et al., 1987. A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, reconheceu a eficácia e a segurança deste produto e deferiu em 13/06/2011 o registro ANVISA/MS N°80104760007.

Referência

1. FURCHGOTT, R. F. Endothelium-derived relaxing factor: discovery, early studies, and identification as nitric oxide. Biosci. Rep. v19, n.4, p. 235-251, Aug 1999.

2. IGNARRO, L. J.; BUGA, G. M.; WOOD, K. S.; BYRNS, R. E.; CHAUDHURI, G. Endothelium-derived relaxing factor produced and released from artery and vein is nitric oxide. Proc. Natl. Acad. Sci. USA. v.84, n.24, p.9265-9269, Dec 1987.

3. TSIKAS, D. Methods of quantitative analysis of the nitric oxide metabolites nitrite and nitrate in human biological fluids. Free Radic. Res. V.38, n.8, p.797-815, 2005.