O que é Insônia?

O que é insônia?

Passar noites em claro pode soar poético. Mas mesmo os poetas reclamam das horas maldormidas: “Não durmo, jazo, cadáver acordado, sentindo. E o meu sentimento é um pensamento vazio”, lamentou Fernando Pessoa, sob o heterônimo Álvaro de Campos, em Insônia. Fora da literatura, a insônia atrapalha o sono – e a vida – de uma parcela considerável das pessoas: entre 5% e 10% da população geral sofrem com o mal, segundo estimativas do neurolofisiologista Flávio Alóe, do Centro de Estudos do Sono do Hospital das Clínicas de São Paulo. A incidência pode ser ainda maior entre alguns segmentos: de acordo com estudo da Sociedade Brasileira do Sono realizado na capital paulista, o problema atinge mais de 40% entre pessoas entre 20 e 80 anos.

Mas, afinal, como saber se a falta de sono pode ser qualificada como um transtorno ou decorre de simples situação passageira? E quais riscos ao organismo as noites maldormidas podem provocar?

Segundo o médico, a insônia se define pela “percepção subjetiva de dificuldade para começar ou continuar dormindo ou acordar cedo demais”, além de combinações de sintomas diurnos como cansaço e fadiga. “É um transtorno de 24 horas”, resume. “Não é porque a pessoa dorme mal e acha que fica bem durante o dia que não deve se preocupar: em algum momento, ela vai ter prejuízos”.

O que é insônia
Quando é preciso se preocupar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conheça o lançamento da Invel no Combate a Insônia – Registrado na ANVISA/Ministério da Saúde.

Invel Recharge Colchonete para Insônia  Clique aqui

Fonte: O que é insônia?