Entenda a relação entre exercício e sono e veja dicas para dormir melhor

Entenda a relação entre exercício e sono e veja dicas para dormir melhor

Bem Estar desta quinta-feira (8) explicou que hábitos se complementam.
Fazer atividade física melhora o sono e dormir bem melhora a atividade.

Dormir ou fazer atividade física? O que é melhor? No Bem Estar desta quinta-feira (8), o médico do esporte Gustavo Magliocca e o pneumologista especialista em sono Maurício Bagnato explicaram que os dois hábitos são muito importantes para a saúde e são complementares, o importante é manter o equilíbrio e não sacrificar um pelo outro.

Segundo o médico do esporte, dormir bem – cerca de 7 a 8 horas por dia – pode melhorar os efeitos do exercício físico já que o metabolismo funciona melhor. Com isso, a pessoa pode perder mais gordura e ter mais precisão nos movimentos que faz durante a atividade. Já o especialista em sono acrescenta que pode acontecer o contrário – quem faz atividade física, na medida certa e no horário certo, pode ter também melhora em alguns aspectos que influenciam na qualidade do sono, como a insônia e a síndrome das pernas inquietas, por exemplo.

Segundo o médico do esporte Gustavo Magliocca, a quantidade de endorfina que o corpo libera é maior pela manhã e ao longo do dia e, por isso, a disposição é maior. À noite, essa quantidade é menor, fazendo com que esse horário não seja o mais adequado – porém, se a noite for o único momento que a pessoa tem para se exercitar, é preciso escolher atividades de menor intensidade. Atividades de muita intensidade podem causar o efeito contrário e até atrapalhar o sono, como alertou o médico.

O pneumologista e especialista em sono Maurício Bagnato acrescentou ainda que há casos de pessoas que tomam melatonina, hormônio do sono, para ajudar a dormir melhor, mas essa comercialização está proibido no Brasil. O médico alerta que a reposição de melatonina é perigosa para a saúde – em grandes quantidades, pode prejudicar o sistema imunológico e até piorar algumas doenças autoimunes. Para dormir melhor, o médico recomenda tentar algumas medidas, como diminuir as luzes antes de deitar, acabar com pontos de luz no quarto e investir em cortinas escuras e janelas que protegem contra ruídos.

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Fonte: G1 – Bem Estar

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