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Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Sim, é verdade! Dormir bem vai trazer grandes benefícios para a sua memória.Uma pesquisa realizada na Alemanha que acompanhou 191 voluntários, diz que ao dormir bem, o nosso cérebro está guardando nossas memórias. Não todas elas, e sim os flashes de pensamento que consideramos previamente como importantes.

Durante a pesquisa, cada um dos voluntários completaram algumas tarefas pedidas envolvendo memorização, como a aprendizagem de alguns pares de palavras. Nove horas depois, foi aplicado um teste para avaliar a atividade. Durante este intervalo de tempo, somente alguns foram informados sobre o desafio e somente alguns membros foram autorizados a dormir.

Os voluntários que foram dormir antecipando as perguntas conseguiram recordar 12% mais do número de palavras do que os participantes que dormiram sem nenhuma expectativa sobre o teste. Os voluntários que sabiam da atividade obtiveram um sono de ondas lentas, conhecido por estar associado à consolidação da memória.

O estudo concluiu que durante uma boa noite de sono,há um processo ativo de memória que seleciona as informações que consideramos importantes armazenando as a longo prazo. A seleção ocorre com base na preocupação e atenção que damos a certos fatos, quanto mais vezes uma lembrança é acessada pelo cérebro enquanto estamos acordados, mais importante esta informação é, logo, essa informação é armazenada em nossa memória de longo prazo ao dormir bem.

No entanto, as pessoas que dormem pouco ou mal, começam a apresentar sintomas como irritabilidade, redução de desempenho, alteração na memória, alteração da concentração, alteração do humor e cansaço.

Como sabemos se uma noite de sono é considerada boa? É preciso quantidade e qualidade para dormir bem. Para os adultos, uma média de 7 horas ou 7 horas e meia por noite, mas alguns podem precisar de mais tempo que outros. Uma dica é planejar o sono, ter horários regulares para dormir e acordar, mesmo aos finais de semana, por mais difícil que pareça.

O doutíssima preparou uma lista para vocês com dicas para dormir bem, para uma bela noite de sono.

Como dormir bem:

  • Mantenha um horário para deitar e acordar regularmente
  • Esqueça os problemas ao ir para a cama
  • Se possível, só vá para o quarto na hora de dormir
  • Durma de luz apagada
  • Crie um ambiente saudável em seu quarto
  • Evite ingerir bebidas alcóolicas próximo da hora do sono
  • Nunca utilize medicamentos para dormir sem prescrição médica
  • Não abuse de refrigerante, chá e café
  • Realize atividades relaxantes após o jantar e antes de ir dormir
  • Jante em horários regulares moderadamente e não muito próximo de ir dormir

Por Mariana Lima
Fonte: Doutíssima

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