O que é celulite? – Blog Hora do Treino

celulite

 

Mas o que é a celulite? Por que ocorre? E como acabar ou diminuir com elas? Saiba mais e veja algumas dicas com quem entende do assunto.

O que é celulite?

Sabemos que a celulite é o pavor das mulheres. Mas, o que é celulite? Por que ocorre? Como acabar com elas ou diminuí-las?

Celulite é uma palavra de origem latina que significa inflamação do tecido celular, trata-se de uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com desníveis (ondulações e retrações) e nódulos, que se manifesta externamente através dos furinhos indesejados.

A tal inflamação foi descrita pela primeira vez na década de 1920 e também pode receber a denominação científica de lipodistrofia ginóide ou hidrolipodistrofia ginóide.

celulitePor que a celulite incomoda?

Pelo aspecto que causa na pele, de casca de laranja, ela leva a um desconforto para a maioria das pessoas, podendo até desencadear em alguns indivíduos baixa autoestima.

Embora possa estar presente em indivíduos magros, o ganho de peso pode fazer com que a celulite fique mais visível. Mas vale a pena ressaltar que a genética pode desempenhar um papel importante na tendência de desenvolvê-la ou não.

Quais são os estágios de celulite?

Grau 1: As ondulações só são percebidas quando a pele é comprimida. Pode aparecer até mesmo nas crianças, sendo mais comum nas adolescentes.

Grau 2: As ondulações já são percebidas sem comprimir a pele. Passando a mão sobre a pele, já se percebe uma ondulação, sendo possível sentir alguns nódulos.

Grau 3: Os nódulos são bastante perceptíveis e têm consistência endurecida, demonstrando que já houve formação de fibrose. Neste estágio, já pode haver dor local.

Grau 4: Pode ser vista sob a roupa e é muito dolorida.  É reversível, porém, como está num estágio avançado, somente um médico dermatologista pode tratar com uma pequena cirurgia.

Quando ocorre? Ou por que acontece?

Ocorre geralmente em mulheres após a adolescência. Estudos revelam que cerca de 90% das mulheres têm celulite e que nem todas têm excesso de peso. Ela aparece geralmente nas coxas e nos glúteos.

Isso acontece devido ao hormônio estrogênio que faz com que a mulher acumule mais gordura do que o homem, e à medida que a pele envelhece ocorre a desidratação cutânea e a flacidez tissular (flacidez da pele que não pode ser melhorada com atividade física, uma vez que a atividade física somente melhora a flacidez muscular) porque as células de colágeno diminuem sua produção após os 35 anos nas mulheres.

combater a celuliteOutras causas: hereditariedade, falta de atividade física, cigarro, maus hábitos alimentares e alterações nos processos circulatórios.

Quais maus hábitos alimentares causam celulite?

Sedentarismo.

Consumo excessivo de açúcares e sal.

Consumo excessivo de álcool.

Uso abusivo de cigarro.

Dietas de emagrecimento podem ajudar?

O excesso de peso também está correlacionado com o aparecimento de celulites. Por este motivo, manter um peso adequado, realizar uma alimentação balanceada e aliada à atividade física regular garantem uma diminuição do aparecimento.

Como o excesso alimentar acaba sendo convertido em gordura de reserva, muitos acreditam que comer menos leva à redução de peso ou gordura corporal, mas não é tão fácil assim.

A ingestão nutricional inadequada contribui para o retardo no metabolismo, ou seja, na falta de nutrientes que faz com que dificilmente o corpo consiga queimar a gordura e passe a obter energia rapidamente para manter as funções vitais. Essa energia rápida virá dos músculos, resultando em uma grande degradação muscular e maior tendência ao acúmulo de gordura, uma vez que essa gordura é reserva corporal.

O que deve-se fazer para reduzir ou prevenir a celulite?

Para combater a celulite, não basta recorrer aos tratamentos estéticos e aos cremes – é essencial buscar uma reeducação alimentar para que os resultados sejam os esperados. A estética e a nutrição são aliados.

A alimentação ideal para melhorar a celulite reduz o tecido adiposo, regula o intestino e diminui a retenção hídrica. A dieta deve ser pobre em gorduras e rica em frutas, legumes, e verduras. Importante, também, substituir os carboidratos simples pelos complexos (integrais) e ficar atento ao consumo de sódio.

celulite prevençãoFelizmente a tecnologia está à nosso favor e alguns produtos também ajudam no controle da celulite, como é o caso da bermuda anticelulite da Invel que contém a biocerâmica MIG3® e age absorvendo o calor do corpo e irradia como infravermelho longo. Os resultados são cientificamente comprovados pela ANVISA/Ministério da Saúde, como a melhora da circulação sanguínea, do aspecto da pele e a diminuição da celulite.

Depois de 60 dias de uso – por um período mínimo de 8 horas diárias – a redução pode ser de até 19% de celulite dos graus 2 e 3 e melhora, em média, de 65% do aspecto da pele, segundo teste realizado com 151 mulheres.
A bermuda é bastante confortável e ótima até para seu treino, pois também é feita de poliamida e elastano, o que permite o uso no seu dia-a-dia.

banner-bermuda

Um aliado perfeito para ajudar no tratamento e combate a celulite. Quer conhecer mais sobre a bermuda anticelulite? Clique aqui e confira!

Com todos esses cuidados, a melhora é significativa. Veja a seguir uma lista de substituições recomendadas para o controle ou diminuição da celulite:

EVITE PREFIRA
Carne vermelha Carnes brancas ou magras (peixe, aves)
Doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate Frutas ou doces à base de frutas
Alimentos refinados Alimentos integrais
Refrigerantes Sucos naturais
Sal Temperos naturais

As condutas que devem ser adotadas para prevenir o aparecimento da celulite são: dieta adequada, prática de atividade física, atenção aos erros alimentares e melhora da função intestinal.

A maioria da população possui alimentação baseada em alimentos gordurosos, carboidratos em excesso e grande consumo de sal, as principais causas para o aparecimento.

A nutrição tem papel fundamental na prevenção e tratamento da celulite, marque sua consulta.

Agora você já sabe: com uma boa alimentação, prática de atividade física regular aliadas à utilização de produtos específicos e com a eficiência comprovada com a bermunda Invel, adeus celulite.

Gostou? Compartilhe!

 

fonte: horadotreino.com.br/o-que-e-celulite/