Atividades para melhorar a circulação sanguínea

Sedentarismo, fumo, roupas ou sapatos muito apertados são alguns fatores que comprometem a circulação sanguínea

É fundamental adotar medidas simples que preservem e ativem a circulação sanguínea. Afinal, muitos fatores podem comprometê-la, entre eles o sedentarismo, o hábito de fumar, usar roupas ou sapatos apertados demais, o hábito de cruzar as pernas, a permanência por muito tempo sentado, a ingestão de bebidas alcoólicas, o mau hábito de beber pouca água durante o dia, a má alimentação e até exercícios de forte impacto ou que utilizem excesso de peso.

Isso porque tais atividades podem elevar as veias enfermas. O angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, afirma que, em atividade de forte impacto ou com muito peso, a musculatura costuma ficar contraída por um elevado período e, com isso, o sangue fica parado em uma determinada região da veia, fazendo um tipo de pressão e podendo provocar a dilatação permanente.

Para entender a importância da circulação, é preciso explicar que o sangue segue em direção ao coração por meio da contração da musculatura do corpo, que ocorre ao redor de uma veia, exercendo pressão para que este movimento aconteça. Durante o período de relaxamento dessa musculatura, é aberto espaço para receber o sangue que será direcionado ao coração. Com isso, as válvulas não ficam sobrecarregadas e conseguem cumprir seu percurso sem causar riscos à circulação sanguínea.

No entanto, os fatores já citados podem fazer com que essas válvulas sofram um tipo de pressão e fiquem deformadas, comprometendo a função que impede o sangue de realizar o retorno.

Por isso, alguns cuidados são essenciais! Confira os 10 mais importantes, enumerados por Elwing:

— O sangue não consegue circular corretamente quando está com muitas impurezas. Por isso, é importante movimentar-se bastante para limpar a corrente sanguínea e ativar a digestão.

— Faça alongamentos, pois este tipo de atividade física é considerado um forte aliado da ativação circulatória. Uma dica é apostar em movimentos para esticar as pernas. Pegue um travesseiro para apoiar a cabeça, uma toalha grande e alongue as pernas para cima, usando a toalha para auxiliar neste processo. Os movimentos de alongar e esticar aliviam dores e cansaços nas pernas.

— Cuide da alimentação apostando em um cardápio rico em frutas, legumes e verduras. Segundo Elwing, estes alimentos possuem nutrientes que ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, além de ativar a circulação.

— Realize caminhadas, pois este tipo de exercício contribui para bombear o sangue ajudando a ativar a circulação. Também é importante usar meias elásticas e manter as pernas elevadas durante uns minutos ao longo do dia.

— Faça exercícios aquáticos: natação ou hidroginástica. Eles garantem excelentes resultados sobre a circulação sanguínea.

— Evite permanecer sentado durante períodos muitos longos. Procure em pequenos intervalos levantar-se para ativar a circulação. Outra dica é evitar ficar com as pernas cruzadas por muito tempo. O ideal é estica-las frequentemente e realizar movimentos circulares com os pés.

— Andar de bicicleta também é um ótimo exercício para ativar os movimentos musculares, pois isso melhora a circulação sanguínea.

— Não use meias ou sapatos apertados, aposte em roupas e acessórios confortáveis que não comprimam alguma região do corpo.

— Evite fumo e bebidas alcoólicas. Um cigarro já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. E a fumaça pode contrair os vasos capilares das pernas e dos pés.

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Fonte: Zero Hora