Insônia é um distúrbio do sono que tanto pode atrapalhar a pessoa para adormecer quanto permanecer dormindo durante a noite toda. Justamente por não conseguir descansar de forma satisfatória, a qualidade de vida e as atividades diárias das pessoas que sofrem com esse problema acabam prejudicadas.

 As causas da insônia são diversas e vão desde estresse e ansiedade até condições médicas ou uso de medicamentos. Não é incomum que o distúrbio provoque irritabilidade, depressão, dores de cabeça localizadas e dificuldade de concentração.

Agora, imagine se sua própria cama pudesse dar uma forcinha para você embalar nos sonhos. Pois a Invel® desenvolveu um colchonete terapêutico, que é colocado sobre o colchão tradicional, que ajuda os insones a anteciparem o pregar os olhos. Ele é feito com a Biocerâmica MIG3® que, em contato com o calor do nosso corpo, passa a irradiar a luz infravermelha longa, invisível ao olho humano e isso faz com melhore a circulação sanguínea no local. Assim, há um estímulo para os vasos dilatarem e os músculos relaxarem, o que facilita a indução do sono.

O produto*, já aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), mostrou-se eficaz e seguro em um estudo científico com um grupo de pessoas que tinham dificuldade de dormir. "Ao comparar o impacto do colchonete com o de uma versão sem a tecnologia Biocerâmica® MIG3® Invel® após um mês de uso, notamos que ele acelera o início do sono", conta Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto do Sono, em São Paulo. Os especialistas acreditam que pessoas com insônia sem causa conhecida também tirariam proveito da tecnologia - que não é afetada pelo uso de pijama e lençol.

O colchonete terapêutico conta com uma exclusiva tecnologia em seu tecido, a tecnologia japonesa Biocerâmica® MIG3® da Invel®. O material emite luz infravermelha sobre a pele, luz que é interpretada pelo corpo como calor. O calor instiga, no interior dos vasos sanguíneos, a produção de óxido nítrico, molécula que aumenta o calibre deles, facilitando a microcirculação. O efeito sobre os vasos gera relaxamento muscular pelo corpo todo. Com menos tensão e estímulos periféricos, o cérebro desliga o alerta e o indivíduo dorme mais rápido, explica Roberta Simões, diretora científica da Invel®.

O resultado com o uso da tecnologia é animador: em média, o tempo para pegar no sono entre os voluntários da pesquisa diminuiu em 52%.

Pesquisa Clínica

O Invel® Recharge teve sua pesquisa clínica realizada no setor de doenças neuromusculares da UNIFESP e no Instituto do Sono, contando ainda com a monitoria de instituições internacionais, como a Pro Search Pesquisa Clínica, auditoria nacional da Invitare Pesquisa Clínica e ainda da Statpharm, centro certificado pela ANVISA para análise estatística dos dados obtidos.

O estudo foi prospectivo, randomizado, controlado e cego, onde os pacientes elegíveis eram tanto do sexo feminino quanto masculino, com idades entre 20 e 60 anos. Os participantes tinham o diagnóstico de síndrome pós-poliomielite (SPP), segundo os critérios diagnósticos da Conferência Internacional de SPP de 2001.

Dentre os pesquisadores e médicos que participaram do estudo estão Acary Souza Bulle Oliveira, do setor de Doenças Neuromusculares da UNIFESP, Cicília Yuko Wada, da Statpharm, Marcia Pradella Hallinan, do Instituto do Sono, Gustavo Antonio Moreira, do Instituto do Sono, Carlos Arthur Freitas, da ProSearch Pesquisa Clínica, Conceição Acceturi, da Invitare Pesquisa Clínica e Roberta P. Simões, do Instituto Invel® de Tecnologia e Pesquisa.

O Invel® Recharge pode ser adquirido pelo site oficial do produto.

*Produto desenvolvido para insônia subjetiva, ou seja, quando o paciente relata que dormiu mal, porém nada é apontado nos exames de polissonografia.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/20991-anvisa-aprova-tratamento-para-insonia-invel-recharge-colchonete-terapeutico