Fibromialgia é uma síndrome comum em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, viagra com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.
A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, assim como dores de cabeça, depressão e ansiedade.
Fatores de risco
Fatores de risco para fibromialgia incluem:
Seu sexo: A fibromialgia é diagnosticada com mais frequência em mulheres do que em homens.
Histórico familiar: Você pode estar mais propenso a desenvolver fibromialgia se um parente também tiver essa condição.
Outros distúrbios: Se você tem osteoartrite, artrite reumatóide ou lúpus, é mais provável que você desenvolva fibromialgia.
Complicações
A dor e a falta de sono associadas à fibromialgia podem interferir na sua capacidade de trabalhar, ou até mesmo de realizar tarefas comuns. Assim como a frustração de lidar com essa condição, muitas vezes incompreendida, também pode resultar em depressão e ansiedade relacionada à saúde.
Agora vamos as Dicas!
Desestresse
O estresse pode desencadear sintomas de fibromialgia, por outro lado minimizar o estresse pode melhorar sua qualidade de vida. Algumas atividades que comprovadamente podem reduzir o estresse são yoga, exercícios, dormir e meditar. Controlar a respiração, inalando profundamente e exalando lentamente também pode ajudar. Também é uma ótima ideia focas nas atividades que você gosta ou que fazem você se sentir melhor. Não se deixe abalar, quando o estresse bater, faça uma ou duas destas atividades.
Anote
Se a dor da fibromialgia estiver prejudicando seu foco ou memória, mantenha uma caneta e um papel à mão. Faça listas de tarefas e até de "dizer" - para ajudá-lo a lembrar de tópicos sobre os quais deseja conversar com sua esposa ou família. Mantenha listas de compras, nomes de amigos e números de telefone e endereços importantes em um caderno para levar com você.
Exercite regularmente
Exercícios regulares de baixa intensidade, como caminhar ou exercícios com água quente, são um dos melhores tratamentos para a fibromialgia. Ajuda a diminuir a dor e a rigidez, reduz o estresse e pode aumentar seu senso de controle sobre a fibromialgia. Você também pode dormir melhor. Converse com seu médico ou fisioterapeuta sobre um bom programa de exercícios para você.
Tome um banho quente
Tomar um banho quente em uma banheira de hidromassagem pode relaxar os músculos tensos, assim reduzindo as dores e ajudando a se mover com mais facilidade. Se for difícil entrar e sair da banheira, experimente uma sauna ou coloque um banquinho no chuveiro para que você possa se sentar e deixar a água fazer seu trabalho. O calor e a humidade podem aumentar a endorfina, hormônio que bloqueia os sinais de dor e ajudam você a dormir mais profundamente.
Fibromialgia não combina com Cafeína
A cafeína pode agravar o estresse, tanto física quanto psicologicamente. Estimula o coração e o sistema nervoso central e pode aumentar o nervosismo, a ansiedade e a insônia. Então evite cafeína para reduzir o estresse. Para dormir melhor à noite, evite cafeína a partir do final da tarde. Também é importante tomar cuidado com a cafeína no chocolate, alguns refrigerantes e até chás.
Reserve um tempo para você
A fibromialgia pode representar desafios de saúde únicos e complicar a vida. Então, reserve um tempo para você todos os dias como parte de seu tratamento. Tenha um hobby, coloque música, descanse - o que quer que faça você se sentir bem. Afinal, isso pode trazer mais equilíbrio à sua vida, ajudando a combater o estresse e aumentando sua energia para as coisas que precisa fazer.
Torne a vida profissional melhor
O trabalho está deixando você exausto e com dor? Então crie um plano flexível que funcione para você e seu chefe. Pergunte sobre trabalhar em casa em tempo parcial ou definir as horas para mais cedo ou mais tarde, afinal você pode ser mais produtivo. No escritório, reorganize seu espaço de trabalho para maior conforto e fácil acessibilidade. Um fone de ouvido de telefone ou outros produtos podem ajudar a diminuir o estresse do seu corpo.
Fale sobre fibromialgia
A fibromialgia coloca estresse em você assim como nas pessoas ao seu redor. A comunicação é crítica. Não tente sempre forçar uma cara feliz. Afinal seus entes queridos precisam saber o que piora os sintomas. Tente se concentrar em um problema e procure soluções. E não tenha medo de pedir ajuda - de amigos, outros com fibromialgia ou um conselheiro.
Apenas diga não
A fibromialgia é às vezes chamada de "doença invisível" - você pode parecer bem, mas se sentir mal. Assim as pessoas podem esquecer que você precisa de um pouco de cautela. Ao decidir sobre atividades, assim como favores ou convites, considere se realmente valem a pena, se são o que você precisa para se sentir bem. Não há problema em simplesmente dizer "não, afinal um bom repouso não deve ser descartado.
Faça do seu quarto um santuário do sono
Reserve a cama para dormir e mantenha o quarto escuro, silencioso, fresco e livre de distrações. Mantenha horas regulares de sono e proíba computador ou assistir à TV tarde da noite. Em vez disso, escute uma música relaxante ou tome um banho quente, certamente isso vai ajudar muito.
Faça um diário.
Manter o controle de eventos, atividades, sintomas e alterações de humor pode ajudar a cuidar da fibromialgia. Pode torná-lo ciente de quando os sintomas começam e, ao longo do tempo, o que pode estar provocando-os. Então você pode trabalhar para eliminar gatilhos ou aprender estratégias de enfrentamento para diminuir o impacto.
Participe de grupos de apoio contra fibromialgia
Grupos de apoio podem desempenhar um papel importante na vida de pessoas com doenças crônicas. Seja pessoalmente ou on-line, afinal eles oferecem um local seguro para conversar com outras pessoas que podem compartilhar suas frustrações e preocupações. Grupos de apoio fornecem apoio emocional, assim como informações e dicas para lidar com o problema. Caso tenha interesse então acesse o Grupo de Fibromialgia no facebook
Aplicativo para pessoas com Fibromialgia
O aplicativo para fibromialgia
Uma versão digital do FIQr (Questionário de Impacto na Fibromialgia – Revisado) foi lançada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia, em parceria com a empresa farmacêutica Pfizer, para ajudar a controlar essa síndrome, que tem como principal sintoma a dor crônica, difusa e generalizada. Então, com o aplicativo, o próprio paciente pode responder a determinadas perguntas e repassar essas informações a todo momento para um especialista. Assim é possível fazer comparações e avaliar o sucesso do tratamento com mais eficácia.
Infelizmente, o aplicativo por enquanto só está disponível na versão IOS (iPhone e iPad). Você pode baixá-lo nesse link: http://apple.co/1DJXgbC.
Fontes: Revista Saúde é Vital, qualidade para viver, minhavida.com.br, webmd.