As mãos são uma das principais ferramentas do nosso corpo, mas nem sempre damos a elas a atenção merecida. E o resultado é que a falta de cuidados com os movimentos, postura, e até mesmo com a alimentação pode levar a um dos mais comuns problemas que surgem no campo ortopédico – as dores nas mãos.

dor nas maos invel

Só para ter uma ideia, em 2017, pouco mais de 22 mil trabalhadores ficaram afastados do trabalho por mais de 15 dias por conta de doenças relacionadas a lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios osteomusculares (LER/Dort), segundo dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

 

As doenças relacionadas às LER/Dort se caracterizam pelo desgaste de estruturas do sistema músculo-esquelético e afetam algumas atividades profissionais específicas, em virtude dos movimentos contínuos com sobrecarga dos nervos, músculos e tendões.

 

Segundo o Ministério do Trabalho, dentre as 20 causas que mais geraram afastamento das atividades profissionais em 2017, está a mononeuropatias dos membros superiores (lesão no nervo periférico). E nesse campo, uma das lesões mais comuns é a Síndrome do Túnel do Carpo, resultante da compressão interna do nervo mediano na altura do punho. Tal problema surge com maior frequência em atividades que exigem movimentos repetitivos associados a alta velocidade ou até mesmo de força, como digitação, ou atividades na cozinha, dentre outras.  Fatores psicossociais como o estresse por conta de pressão no trabalho também podem ser levar ao surgimento de problemas e dores nas mãos, segundo alguns estudos.

 

Tendinite nas mãos e punhos

 

A Tendinite, inflamação que acontece nos tendões das mãos localizados na parte dorsal ou ventral da mão, começou a ficar mais conhecida a partir da revolução digital, ocorrida entre os anos 1980/1990, com a popularização dos computadores.

Justificado pelo esforço excessivo e movimentos repetitivos, os sintomas mais comuns da Tendinite são inchaço, formigamentos, ardências e dores nas mãos.  Podem surgir ainda inflamação dos tendões presentes da articulação, havendo dor, inchaço e vermelhidão local, dificuldade para realizar movimentos com a articulação e fraqueza.

Quando há reflexo para o tendão localizado na base do polegar, a inflamação é chamada de tenossivite De Quervain. Isso significa que além dos sintomas da tendinite, há também o acúmulo de líquido ao redor do tendão. A verdade é que todo mundo sabe que quando surge uma pontada ou dor nas mãos, é sinal de problema.

 

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser realizado pelo médico ortopedista ou fisioterapeuta, com ajuda de exames de imagem, como raio-x e ressonância magnética, se for necessário. O tratamento pode incluir o uso de anti-inflamatórios, imobilização da articulação e fisioterapia.

O tratamento depende da gravidade da inflamação.  Mas uma ação que vale para a maioria dos casos é o repouso com a imobilização da articulação para que a inflamação não se agrave. É através da imobilização que se dão as condições para a melhora. Também recomenda-se passar gelo no local por instantes, ajudando a aliviar os sintomas.

 

Principais causas

Tanto a tendinite no punho como a tenossinovite De Quervain são classificadas como Lesões por Esforço Repetitivo (LER). Elas podem acontecer devido a ações excessivas e repetitivas polegares e dos braços, como a escrita ou a digitação, ou ate mesmo de exercícios de musculação que envolvam a articulação do punho. A tendinite e a tenossinovite também podem acontecer devido a um grande esforço da musculatura envolvida.

 

Fisioterapia e cirurgia

A fisioterapia indicada para a tendinite no punho utiliza aparelhos de eletroterapia e termoterapia, além de exercícios orientados por profissionais. A cirurgia, em geral, é recomendada depois que todas as terapias foram esgotadas e não houve melhoras.

  

Artrose nas mãos dor

 

A artrose nas mãos deve-se ao desgaste das articulações no local que danifica as cartilagens aumentando o atrito entre os ossos, levando a sintomas como dor e dificuldade na realização de movimentos simples.

A artrose pode ser bastante limitante sendo mais comum em idosos e em mulheres na menopausa, afetadas pelo envelhecimento da cartilagem, ou devido ao excesso de atividades diárias com as mãos.

 

Sintomas

Essa doença em geral só é percebida quando se encontra em estágio avançado. Fique atento aos sinais e não deixe de consultar um médico se achar necessário.

  • Dor na mão, principalmente ao acordar na fase inicial;
  • Rigidez nas articulações das mãos;
  • Inchaço nos dedos;
  • Dificuldade para realizar movimentos simples, como pegar um objeto ou escrever, por exemplo;
  • Formigamento das mãos, mesmo em repouso.