You have no items in your shopping cart.
0item(s)
You have no items in your shopping cart.
A pele tema função de proteger nosso corpo contra as agressões externas. Ela serve como uma “capa de proteção” que vem das células da epiderme e derme, secreção de sebo e suor, formando uma capa especial, como um manto protetor.
Protege contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
Porém, apesar dessa capa protetora, a pele é permeável e absorve substâncias, tanto que muitas vezes usamos remédio com ação interna, aplicado diretamente na pele. Por isso, todo cuidado é pouco com o que usamos na pele, principalmente na pele de crianças e idosos, que têm a pele mais fina e maior capacidade de absorção.
No inverno nosso corpo transpira menos. A baixa umidade do ar, as temperaturas mais frias e os banhos mais quentes, são fatores que provocam a remoção da oleosidade natural da pele de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele, tornando-a mais seca.
Tanto a pele estão. O clima frio e seco dessa época do ano, expõe a pele do rosto e do corpo, ficando sujeitas ao ressecamento no inverno. Por vezes, a pele pode ficar até com um aspecto esbranquiçado, que indica a desnaturação das proteínas.
Para evitar esse ressecamento é fundamental fazer hidratações corporais mais profundas principalmente porque no inverno, é muito comum que as pessoas ingerirem menos líquidos. O consumo de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Aquelas pessoas que têm dificuldade em tomar água, devem se esforçar e consumir mais chás claros ou de frutas, até atingir 2 litros por dia, que pode ser completado com um pouco de água. Assim, o consumo torna-se mais fácil e tem-se uma pele macia e elástica, resultado de um corpo hidratado.
Manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.
No inverno, devido ao ressecamento da pele, algumas doenças como dermatite seborreica, a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose podem aparecer.
Vale lembrar que um creme hidratante ajuda muito no combate ao ressecamento da pele, sendo muito importante seu uso no inverno.
Publicação Exclusiva Goen3 Health.